Quando vimos uma notícia sobre a nova casa do Hugo Nascimento ficámos com vontade de lá ir, e como íamos andar por ali perto, fizemos logo uma reserva para comemorar uma data especial. Será que nos arrependemos?
Chegámos a Odeceixe ao final da tarde, e depois de subir a ladeira em ziguezague até o topo ainda tivemos tempo para visitar o Moinho de Odeceixe que está impecavelmente mantido e que tem uma vista deslumbrante sobre a vila e a ribeira de Seixe.

O Näperõn está integrado nas Casas do Moinho, um projeto de turismo de aldeia, e o mote do restaurante é exatamente esse – um restaurante de aldeia com um menu sazonal e produtos locais.

Fomos muito bem recebidos e ficámos numa das mesas lá fora, com vista para a piscina, e para o sol a pôr-se nas casas e no moinho. É um espaço realmente muito agradável, só recomendamos que tragam um agasalho para quando o sol de põe. De qualquer das formas, se for preciso há sempre umas mantinhas à disposição.


Depois das primeiras introduções, o Chef Hugo veio à mesa explicar o conceito do restaurante e apresentou-nos duas opções: um menu clássico com entrada, peixe, carne e sobremesa, ou um menu mais leve com entrada e prato principal com opção de sobremesa à parte. Para beber, temos água, sumos naturais e uma carta de vinhos razoável, ou podemos optar por um pairing de vinhos com o menu (a um preço bastante aceitável). Os mais pequenos têm direito a um menu especial, com prato principal, gelado e bebida.
Nós optámos por ficar nas mãos do Chef com o menu clássico e pairing de vinhos. Como é tudo surpresa, é importante partilhar alguma restrição alimentar ou ingredientes que menos gostem, e neste ponto sentimos bastante recetividade e adaptar tudo ao nosso gosto da parte do Chef.

Começámos pelo couvert, e começámos muito bem! Um pãozinho caseiro, umas tostinhas de alfarroba, pasta de aipo e tremoço, e um azeite Mainova, que não conhecíamos e ficámos fãs.
Continuámos com as boas vindas com um gaspacho de melancia e beterraba e mini hambúrgueres de corvina, e estava tudo absolutamente delicioso.


Passámos para um tártaro com beringela acompanhado com um waffle de alcagoita. A combinação do tártaro e da beringela estava muito boa, mas achámos o waffle um bocadinho seco e com pouco sabor à dita alcagoita.
Como prato de peixe, o Chef serviu-nos uma corvina fresquinha com molho de coentrada acompanhado com batata doce e óleo de chouriço a fazer o contraste. E como prato de carne, um novilho tenríssimo com puré de abóbora, um crocante de amêndoa, e umas chips de cherovia estaladiças.



Para terminar, uma trouxa de batata doce, crocante e deliciosa, com o nível certo de doce para completar em grande esta viagem gastronómica. Com o cafézinho, ainda veio uma surpresa final, uns biscoitinhos deliciosos de alcagoita.


Respondendo à pergunta inicial, será que nos arrependemos? Claro que não! Pessoas simpáticas que fizeram de tudo para nos receber e fazer sentir bem, um Chef humilde e cheio de talento e criatividade, que explora e enaltece os produtos locais. É sem dúvida um sítio que recomendamos e esperamos voltar mais vezes!
Um brinde a nós, brinde aos Avós, brinde a quem aqui vier.
Sol & Mar
ALTOS & baixos
+ as pessoas
+ os produtos locais e de qualidade
– não terem avisado quando reservámos que a mesa era no exterior (não íamos preparados, mas a pedido tivemos logo direito a uma mantinha)
Cozinha: portuguesa de autor, com produtos locais e sazonais
Site: naperon-restaurantesnack-bar.negocio.site
Morada: Rua 25 Abril 111, 8670-320 Odeceixe, Portugal
Telefone: +351 916 177 333
Horário: Terça a Domingo (das 19:00 às 22:00)
Reservas: recomendável reservar
Wifi: Sim