herdade do esporão

Um almoço alentejano na Herdade do Esporão

O Esporão é sem dúvida alguma um dos símbolos do Alentejo. Acho que já toda a gente provou um vinho ou um azeite, ou pelo menos ouviu falar! Nós por vezes temos alguma resistência a visitar produtores de vinhos maiores e mais conhecidos, com algum receio que já se tenham “estragado” e afastado das suas raízes. Mas pusemos o preconceito de lado, e num dia quente de Agosto fomos em direção à herdade.

A dimensão da herdade é sem duvida imponente! Por mais que saibamos que a Herdade do Esporão é grande, não fazíamos ideia que só o caminho desde o início do portão até edifício do restaurante fosse tão longo, e rodeado por tantos pés de videira. Uma paisagem deslumbrante, principalmente nesta altura em que as videiras ainda estão salpicadas de cachos de uvas de todas as cores e feitios.

Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal

À chegada fomos bem recebidos e como ainda era cedo tivemos um tempinho para descansar numa das sombrinhas onde também fazem provas de vinhos. Mesmo ainda sem provar, conseguimos ficar logo a saber mais algumas curiosidades sobre o vinho e a herdade de uma prova que estava a decorrer ao lado.

Eddie the Fluffy na Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal

O restaurante para além de uma sala interior, tem uma esplanada com uma boa sombra e uma vista magnífica, com o verde das vinhas e o azul do céu e da lagoa. Para além de muito agradável mesmo num dia quente, a esplanada é ainda dog-friendly, o ideal para a nossa família. O Eddie the Fluffy teve direito a uma boa sombrinha e uma taça de barro com água fresca. Como se costuma dizer, estava nas suas sete quintas!

Esplanada da Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal

Mas como estes corpinhos não se mantêm só a boas vistas, vamos falar dos comes e bebes! No restaurante podemos optar pelo menu normal ou ficar nas mãos do chef Carlos Teixeira com os menus carta branca (de 5 ou 7 momentos). Nós gostamos sempre de confiar nas mãos de quem sabe, e optámos pelo menu carta branca de 5 momentos com pairing de 3 vinhos.

Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal

Começámos com um welcome drink leve e fresco para acompanhar o couvert. Pão e broa de fermentação lenta e farinhas nacionais com o azeite da casa, manteiga de cabra com pó de louro e banha de porco com especiarias. Basta dizer que as taças ficaram limpinhas!

Pão, manteiga, azeite, Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Pão, manteiga, azeite

Entretanto chegou-nos também um miminho do chef que mais parecia um lindo jardim no prato (ou na pedra!). Uma torradinha muito fina, com uma pasta de alho preto e beterraba e salpicado de flores coloridas. Uma delícia tanto à vista como de sabor.

Torrada de beterraba e flores, Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Torrada de beterraba e flores

O momento seguinte foi um brioche com lagostim do rio e pickles de tomate verde, e meus amigos, este brioche fazia-nos ir de novo de Lisboa até à herdade! O chef tinha era que preparar uma meia dúzia para cada um.

Brioche, lagostim, tomate verde, Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Brioche, lagostim, tomate verde

De seguida chegou-nos um prato que nos fez lembrar o gaspacho alentejano. Uma variedade de tomates, com um granizado de lúcia-lima que tanto gostamos do cheiro e sabor, vinagrete de talos e pinhões, acompanhado com um pão torrado com lardo, ou como a avó Gloria diria, presunto do branquinho.

Tomate, lúcia-lima, pepino, Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Tomate, lúcia-lima, pepino

O momento do mar foi atum patudo braseado com um tártaro da barriga do mesmo, com bimis e beringela acompanhado de uma bebida chamada dashi (que gostámos muito de conhecer).

Estes primeiros momentos foram muito bem acompanhos com um vinho branco da casta loureiro, o Ameal Loureiro de 2019. Um excelente vinho “verde”, fresco e com alguma complexidade.

Atum patudo, beringela, bimi, Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Atum patudo, beringela, bimi

Da terra, provámos o lombo de porco alentejano com redução das carnes, acompanhado com salada de feijão e bacon caseiro, sobre um puré de morcela e tinta de choco. Apesar de também termos gostado muito, achámos um bocadinho salgado demais. A acompanhar serviram-nos um vinho tinto, aragonês, o Canto do Zé Cruz de 2013. Está num grande momento.

Porco alentejano, morcela, feijão, Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Porco alentejano, morcela, feijão

O momento doce foi um gelado de morango com morangos silvestres, redução de morango com hortelã da ribeira, queijo de ovelha e pauzinhos de merengue. Um equilíbrio perfeito de fresco e doce para terminar a refeição! Com a sobremesa, veio uma colheita tardia, o Esporão Late Harvest de 2017. Na nossa opinião demasiado doce e ficou aquem dos restantes.

Morango, requeijão de ovelha, hortelã da ribeira, Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal
Morango, requeijão de ovelha, hortelã da ribeira

No final estávamos felizes e de barriga cheia! Gostamos sempre destes sítios que aproveitam o que de melhor tem o local onde estão inseridos, desde as pessoas, aos produtos e aos sabores. E neste caso, o chef Carlos Teixeira e toda a equipa estão de parabéns! E se lá forem, comam um brioche de lagostim a mais por nós! 🙂

Um brinde a nós, um brinde aos avós e um brinde a quem aqui vier!
Sol & Mar

ALTOS & baixos
+ a comida (produtos e sabores regionais combinados de formas diferentes)
+ o espaço, toda a natureza envolvente
+ ser pet-friendly
– a colheita tardia

Cozinha: portuguesa, alentejana
Site: http://www.esporao.com/en/winetourism/herdade-do-esporao/herdade-do-esporao-restaurant
Morada: Apartado 31, 7200-999, Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal
Telefone: +351 266 509 280
Email: reservas@esporao.com
Horário: de quarta a domingo
Reservas: recomendado com um mínimo de 72 horas
Esplanada? Sim
Pet-friendly? Sim, na esplanada e espaços exteriores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s