O Boa-Bao, ou Bao-Bao para os amigos, abriu há cerca de 1 ano no Chiado, fazendo desde então as delícias dos Lisboetas e visitantes receptivos a uma viagem sensorial pan-asiática. Apaixonados pela região, cultura e, por conseguinte, comida, a nossa visita ao Boa-Bao estava mais do que prometida. Vamos ao Bao-Bao? Já!
O dia era especial. Ligámos a marcar. “Não aceitamos reservas”. OK. Vamos cedo. À turista. Às 19:05 já lá estávamos, com os sensores apurados e prontos para a viagem.
O restaurante, com uma localização privilegiada, tem várias áreas distintas: uma esplanada, um bar, uma sala, um pátio e (uma sempre interessante) cozinha “à vista”. Ficámos na sala maior, onde desde logo percebemos o excelente ambiente que se vive no restaurante que conjuga na perfeição o som proviniente da cozinha, a música ambiente, a simpatia dos funcionários, e as conversas de quem saboreia os petiscos.
Gostamos de pedir conselhos. Gostamos que os empregados sugiram opções e que nos ajudem a navegar pelo (extenso, neste caso) menu. Assim foi, e a senhora que nos serviu aconselhou-nos, com grande simpatia, a escolher uma entrada, uma sopa e um caril, indicando ainda quais os seus favoritos. Escolhas feitas, tudo para dividir, sensores alerta, vamos a isso!
Antes da comidinha, dois destaques. A decoração, com muito bom gosto. E o cuidado na elaboração dos menus (bebidas e pratos), que apesar de extensos são únicos e muito bem elaborados (a vários níveis).
Começámos a preparar a boca com uma entrada – Sortido de Dim Sum. Duas variedades de dim sum, uma melhor que a outra, mas ambas muito bem conseguidas. O início foi prometedor ainda que não arrebatador.

Sortido de Dim Sum
De seguida partilhámos uma deliciosa Sopa de Caril da Malásia com Marisco e Noodles de Ovo, que nos deixou as papilas gustativas em êxtase total. Não nos parece necessário extender a descrição pois é um prato obrigatório quando lá forem… Ah, e partilhem! Não porque não seríamos capazes de a comer até à última gota, mas porque convém deixar um espacinho para provar outras iguarias.

Sopa de Caril da Malásia com Marisco e Noodles de Ovo
Para prato principal, optámos pelo Japchae (Noodle Coreano de Batata doce com carne de vaca). Legumes estaladiços, carne super tenra e noodles de chorar por mais. Combinação e execução perfeitas!

Japchae, Noodle Coreano de Batata doce com carne de vaca
Por fim, e como não podia deixar de ser, a sobremesa! Escolhemos o Carpaccio de Ananás com Loempia de Chocolate e baunilha. A junção de sabores faz sentir coisas boas na boca! Não conhecíamos estas loempias, mas ficámos fãs! O único ponto a rever seria o açúcar no carpaccio de ananás, que achámos um pouco doce demais.

Carpaccio de Ananás com Loempia de Chocolate e baunilha
Nota final para as bebidas. Escolhemos dois cocktails – Kham Mai Tai e o cocktail do dia (com lichias e vodka) que estava muito bem preparados e foram suficientes para toda a refeição. Ficou debaixo de olho o cheiro fumado que o Old Thoughts deixava no ar. Para a próxima. Talvez faltem mais e melhores opções de vinho, mas sendo um restaurante asiático não é grave.

Kham Mai Tai e o cocktail do dia (lichias e vodka)
Desde que andámos a deambular pelo Sudoeste asiático que não tínhamos tido a oportunidade de experimentar comida asiática tão genuína e saborosa. Os nossos parabéns ao Boa Bao!
Brinde a nós, brinde aos Avós, brinde a quem aqui vier.
Sol & Mar
ALTOS & baixos
+ a sopa de caril
+ o ambiente acolhedor
+ o serviço simpático e descontraído
– não aceitarem reservas
Cozinha: asiática
Site: www.boabao.pt
Morada: Largo Rafael Bordalo Pinheiro 30, 1200-369 Chiado – Lisboa, Portugal
Telefone: +351 919 023 030
Email: ola@boabao.pt
Horário: Domingo a Quarta-feira (das 12:00 às 23:30) e Quinta-feira a Sábado (das 12:00 às 00:30)
Reservas: não aceitam reservas
Wifi: Sim