Já visitámos tantos lugares longínquos, mas ainda não explorámos decentemente o nosso segredo do Atlântico, os Açores. Como estreia, fizemos uma visita relâmpago ao Faial, que nos deixou com uma enorme vontade de voltar e explorar as nove ilhas salpicadas no meio do nosso oceano. Desafio para esta viagem relâmpago? Dar a volta ao Faial num dia!
Como chegar ao Faial
O Faial é uma das 9 ilhas do arquipélago dos Açores, e uma das poucas com voos diretos de Lisboa! Se o tempo e os planos derem para mais, também existem voos de ligação para S. Miguel ou outras ilhas.

Avião Sata (voo Lisboa – Horta)

Avião Sata (voo Horta – Ponta Delgada)

Vista para a Ilha do Pico

Vista para a Ilha do Faial

Pista do aeroporto do Faial
O Faial
A verdade é que a ilha do Faial, não sendo das mais pequenas dos Açores, também não é enorme (cerca de 173 km2), e facilmente se consegue dar a volta à ilha num dia. A ilha, com cerca de 15 mil habitantes é a terceira mais habitada do arquipélago, e concentra a sua maior atividade na Horta, a cidade principal.
Para explorar a ilha existem opções para todos os gostos! Ora alugar um carro para ir à descoberta para os mais independentes, ora excursões organizadas para quem quer visitar os recantos da ilha com a orientação de quem a melhor conhece.
Sem grandes planos nem pesquisa prévia, queríamos aproveitar o pouco tempo que tínhamos ao máximo, e acabámos por encontrar a Endemic. No próprio dia ligámos, falámos com o Fred, e combinámos encontro na Marina da Horta.
Visitar a ilha com quem a conhece como a palma das mãos é um luxo! O Fred não só conhece a ilha e os seus pontos mais turísticos, como também nos contou tudo sobre as plantas que são endémicas (originárias) dos Açores, e as invasoras que chegaram e vão conquistando terreno, como as hortênsias, as várias aves que visitam ou moram na ilha, e as diferentes baleias que se podem avistar nas redondezas.

Vista do Faial para o Pico

Casa típica do Faial

Igreja Matriz da Horta

Horta, Faial
A Horta e a Marina
Começámos a nossa visita pela cidade da Horta, onde um dos pontos a visitar é a sua Marina. A Marina da Horta foi inaugurada em 1986, e dada a sua localização privilegiada no oceano atlântico é uma das mais visitadas do mundo. Aconselhamos um passeio pela Marina, para viajar um pouco sobre as pinturas deixadas pelos navegadores que por ali passaram e deixaram a sua marca. Conta a história, que quem deixar uma pintura alusiva à sua embarcação nos paredões da marina chegará em segurança ao seu destino.

Marina da Horta

Marina da Horta

Marina da Horta

Marina da Horta

Marina da Horta

Marina da Horta

Marina da Horta

Marina da Horta

Marina da Horta
Baía do Porto Pim
Ainda na Horta, outra paragem obrigatória é a Baía do Porto Pim, quer seja para estender a toalha na sua praia de areia fina e macia, quer seja apenas para apreciar a paisagem magnífica da baía. O tempo até estava tremido, e o sol muito tímido atrás das nuvens, mas quando aqui chegámos ficámos rendidos à boa energia que este cantinho transmite.

Baía do Porto Pim

Baía do Porto Pim
Monte da Guia
A primeira paragem à saída da Horta foi o Monte da Guia. O Monte da Guia tem uma vista privilegiadíssima para a cidade da Horta, para a cratera vulcânica em forma de infinito e para todo o oceano à nossa volta, onde de vez em quando se podem avistar baleias a passar.

Capela de Nossa Senhora da Guia

Vista do Monte da Guia para a Horta

Vista do Monte da Guia para a Horta

Crateras vulcânicas do Monte da Guia
Morro do Castelo Branco
Do Monte da Guia fomos até ao Morro do Castelo Branco, um verdadeiro castelo à beira mar com uma estreita ligação à ilha. E os habitantes do castelo são principalmente as aves de marítimas que ali fazem os seus ninhos, principalmente os cagarros.

Morro do Catelo Branco
Varadouro
A paragem seguinte foi o Varadouro, uma fajã muito procurada durante a época balnear, devido às suas piscinas naturais de água cristalina formadas nas rochas vulcânicas. Vai um mergulho?

Varadouro

Varadouro

Piscinas do Varadouro

Piscinas do Varadouro

Varadouro
Vulcão dos Capelinhos
O Vulcão dos Capelinhos é visita obrigatória no Faial, afinal é o pedaço de terra mais novo de Portugal! O vulcão esteve em atividade durante 13 meses, entre setembro de 1957 e outubro de 1958, e originou a paisagem lunar que vemos hoje. Felizmente, sobreviveram todos os habitantes da ilha e o Farol dos Capelinhos, que funciona hoje como miradouro. Aconselhamos a visita ao Centro Interpretativo do Vulcão para mais informação sobre a história geológica não só do Vulcão dos Capelinhos, mas de todo o arquipelago dos Açores.

Vulcão dos Capelinhos

Vulcão dos Capelinhos

Antigo farol dos Capelinhos

Novo farol dos Capelinhos
Fajã da Praia do Norte
Na Fajã da Praia do Norte a paisagem continua lindíssima, com o contraste entre o verde das falésias, o escuro da areia e o azul das ondas. A Praia do Norte ou Praia da Fajã é conhecida como uma boa praia para o surf, por isso se trouxerem a prancha, aproveitem para ver se as condições estão favoráveis. Nós ficámos apenas a disfrutar das ondas à distância.

Vista para a Fajã da Praia do Norte

Praia do Norte

Praia do Norte
Miradouro da Nossa Senhora da Conceição
Já quase de regresso ao ponto de partida, ainda passámos pelo miradouro de Nossa Senhora da Conceição, que fica na Ponta da Espalamaca. Deste ponto privilegiado, de um lado temos vista para a cidade da Horta, e do outro lado para a praia do Almoxarife, muito visitada na época balnear, principalmente pela sua proximidade da Horta.

Vista do miradouro da Nossa Senhora da Conceição
O que ficou a faltar?
Um dia é sem dúvida curto para esta pequena ilha, cheia de recantos e lugares mágicos. Faltou-nos sem dúvida visitar a Caldeira, o maior vulcão que fica no centro da ilha. Para visitar a Caldeira convém escolher um dia de poucas nuvens para se conseguir apreciar bem a paisagem do topo para a cratera do vulcão, e também ter tempo para fazer um dos trilhos à volta da Caldeira. Por isso, faltou-nos definitivamente tempo! Tempo para aproveitar e desfrutar todos estes recantos. Fica para uma próxima. Até qualquer dia Faial!
Sol & Mar
Mais informações
Visit Azores
Turismo do Faial (Açores)
Endemic Azores

Travessa da Boa Viagem, Horta, Faial