Come Prima, como antes?

O Come Prima é um dos restaurantes italianos mais conceituados de Lisboa e deixa isso claro no seu site oficial: “O Restaurante Pizzaria Come Prima é considerado o melhor Restaurante Italiano de Lisboa e Portugal“. Para além da autopropaganda, a pontuação média no Zomato e no TripAdvisor deixam antever uma experiência “como antes”, que nos catapulte para Itália e nos faça chilrear em Italiano enquanto nos deliciamos com as suas iguarias. Mas será que foi assim? A resposta é não. Infelizmente não nos conseguiram levar a Itália com esta experiência.

Dia de chuva e frio. Transito caótico em Lisboa. O Come Prima fica numa localização em que o estacionamento não é fácil, pelo que tivemos alguma dificuldade em encontrar um lugar junto ao restaurante. Chegámos molhados, mas com apetite. Gostávamos de ter sido recebidos com algum calor humano, mas a primeira abordagem manteve o frio que se sentia no exterior. Choques térmicos também não fazem bem a ninguém.

A decoração do restaurante é come prima (como antes) e tem como objetivo criar um ambiente intimista. Muita madeira e mobília antiga, meia luz, mesas muito próximas e alguma falta de espaço para circular. Balcão, forno e mesas no andar de baixo e mesas, garrafeira, WC e uma sala completamente fora de contexto onde também se sentam clientes no andar superior. Percebemos o objetivo da decoração, mas podem fazer muito melhor.

O restaurante estava cheio, mas como tínhamos reserva fomos acompanhados para o andar superior. Ao subir as escadas de madeira, estava a nossa mesa, encostada a um vidro, quase sem luz e um pouco no meio do caminho. A localização da mesa não nos agradou, mas era pela comida que ali estávamos. Tínhamos a certeza que com algum esforço conseguiríamos ver a comida.

Enquanto analisávamos a ementa, trouxeram-nos duas saborosas bruschettas que pecavam apenas pelo pão ser pouco crocante. Claramente estavam à nossa espera há algum tempo.

Seguiu-se a escolha dos pratos. Como sempre fazemos, e pela dimensão da lista, pedimos uma recomendação ao empregado. Quando pedimos uma recomendação, esperamos que nos digam um prato que não podemos perder antes de sair do restaurante. Esperamos que nos digam aquele prato que ficará para sempre marcado na memória, como a imagem de marca do Come Prima. Em vez disso, o Sr. que nos atendeu disse: “Vocês é que sabem o que gostam…“. Ok, brilhante. Escolhemos o Risotto con Nero di seppia e o Spaghetti con gamberetti e pesto fatto in casa. Para beber, optámos por um vinho da Toscana – Santa Cristina 2014, que foi dado à prova e servido de forma eximia pelo empregado.

IMG_20161130_222417_edited.jpg

Vinho Santa Cristina 2014

O risotto tinha um sabor muito forte. Não podemos esperar outra coisa, quando pedimos um risotto com tinta de choco. Contudo, apesar da força estar bem presente e do risotto estar bem confecionado, faltava claramente um elemento de equilíbrio no prato. Talvez umas ervas frescas, umas trufas, um queijo, alguma coisa que não tornasse o prato muito enjoativo, que foi o que aconteceu. Uma pena.

IMG_20161130_220537_edited

Risotto con Nero di seppia

O spaghetti estava bom e equilibrado. A combinação entre as gambas, o pesto e o parmesão estava bem trabalhada e transmitiu ao palato as sensações que procurávamos. Não é inesquecível, mas é um bom prato.

IMG_20161130_220523_edited

Spaghetti con gamberetti e pesto fatto in casa

Antes de escolhermos a sobremesa, voltámos a pedir uma recomendação ao empregado e aí a coisa funcionou como deve ser. “O tiramisu!“, respondeu sem pensar duas vezes. Aceitámos, pois claro, e não nos arrependemos. Não foi o melhor que já comemos, mas é sem dúvida um bom tiramisu.

IMG_20161130_223352_edited

Tiramisu

As expetativas eram altas. Muito altas. Ficámos desiludidos. Muito desiludidos. Nestes casos gostamos de acreditar que foi um dia mau e tivemos azar. Provavelmente, voltaremos para confirmar, mas a imagem que ficou não corresponde de todo às expectativas, às pontuações e ao que se diz por aí…

Brinde a nós, brinde aos Avós, brinde a quem aqui vier.

Sol & Mar

ALTOS & baixos
+ o tiramisu
– serviço
– o ambiente
– o risotto con nero di seppia

Site: www.comeprima.pt
Morada: Rua do Olival 256, Lapa-Estrela, Lisboa
Telefone: +351 213 902 457
Horário: Segunda a Sexta (das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00), Sábado (das 19:00 às 24:00), encerrado ao Domingo
Reservas: Sim, aconselhado
Cozinha: italiana

Come Prima Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s