O nosso próximo destino é Vang Vieng, cidade do Laos a cerca de 200 km da capital junto à margem do Nam Song, o Rio da Canção. Já tinhamos decidido fazer esta viagem de autocarro e optámos por comprar os bilhetes no hotel. Estava um dia quente e muito húmido e só desejávamos que o autocarro pelo menos tivesse ar condicionado.
A viagem duraria cerca de 3 horas e meia e à hora combinada uma minivan com ótimo aspeto estava à nossa espera à porta do hotel. Lugares confortáveis e ar condicionado a condizer. Assim vale a pena viajar pelo sudeste asiático… Mas, depois de andarmos quase uma hora a apanhar outros viajantes sem sair da cidade, fomos literalmente despejados para um mini-autocarro, supostamente pela minivan não estar em condições…
E começámos assim o nosso caminho, num autocarro quente, cheio e onde sentaram pessoas onde nem sabiamos que haviam lugares.
A primeira parte do caminho não é propriamente bonita. Uma espécie de estrada nacional, mas a maior parte dela sem a parte da estrada, que nos fazia dar saltos até levantar o rabo do banco! E vê-se de tudo, muito trânsito, carros, carrinhas, carripanas, motas e motoretas, desde barraquinhas de madeira até uns grandes casarões, muitas pessoas, umas a descansar, outras a trabalhar, os miúdos a voltar da escola com os seus uniformes empoleirados nas motoretas, e muitos animais, desde cães, a gansos, vacas, cabras e galinhas…
Depois, entrámos na montanha e a paisagem mudou, mais verde, mais calma, muito mais bonita… Paisagens que nos fazem imaginar os dias que aí vêm e que atenuam a dor nas costas e nos joelhos. E subimos e descemos, muitas vezes, e passamos por mais algumas povoações, e mais vacas na estrada, e mais motas em contramão, e depois de 4 horas e meia o Sol pôs- se na montanha…e nos chegámos a Vang Vieng.
Dica: Conseguem-se comprar facilmente os bilhetes de autocarro em vários pontos da cidade ou nos vários hotéis. O preço pode variar de sítio para sítio mas ronda os 50 000 kips por pessoa.
Chegou a hora de conhecer Vang Vieng…
Sun & Sea