No segundo dia, depois de um passeio matinal na praia, fomos até à vizinha Praia do Carvalhal. A Praia do Carvalhal tem também um extenso areal, convidativo a longos passeios à beira mar, e dois apoios de praia, onde podemos recuperar energias depois do passeio. Desta vez foi a Megan que nos abriu portas para o almoço, com a sua mesa de piquenique e todos os utensílios necessários para preparar um petisco simples e descontraído, à sombra do telheiro da praia.

Praia do Carvalhal

O Eddie the Fluffy na Praia do Carvalhal

A Megan na Praia do Carvalhal
Fizemo-nos novamente à estrada, continuando em direção a Sul, com destino a Vila Nova de Milfontes. Tantas vezes que já fizemos o caminho de Lisboa a Milfontes, mas nunca pela estrada nacional, sem a pressa de chegar ao destino, nem com a Megan! A Megan dá-nos tempo para olharmos à volta, vermos os nomes divertidos das terras por onde passamos e cumprimentarmos os ciclistas que conseguimos ultrapassar no embalo das descidas.

A caminho com a Megan

A Megan à saída do Carvalhal
Antes de chegarmos a Milfontes ainda houve tempo para uma paragem numa praia onde já somos visita habitual, a Praia da Vieirinha. Seguindo de Sines para Porto Covo, depois da Praia de São Torpes (Sines), antes de chegar a Porto Covo, basta seguir a seta que diz “Escola de Surf Costa Azul”.
A Praia da Vieirinha é bastante agradável, tem uma espécie de lagoa muito apetecível para brincadeiras (o Eddie adora!) e uns apoios de praia muito simpáticos. Com a maré, o areal não estava muito extenso, mas deu para umas corridas do Eddie, uns banhos de sol para nós, e um bocadinho de descanso para a Megan.

Praia da Vieirinha

O Eddie e a Megan

A Megan na Praia da Vieirinha
Em Vila Nova de Milfontes fomos recebidos com um jantar caseiro de petiscos com sabor a Verão, caracóis, ameijoas, camarões, acompanhados por possívelmente o melhor pão do mundo, e por um bom vinho da região.
Depois do jantar ainda vamos a tempo de presenciar o pôr do sol na Praia do Malhão. A Praia do Malhão é uma das nossas praia favoritas da zona. É uma praia vigiada e tem também a presença assídua da escola de Surf – SurfMilfontes, bem como toda uma extensão de areal para norte não vigiado para onde o Eddie nos pode acompanhar o ano todo. Do lado norte da praia existem uma série de mini cascatas de água fresca (que dão um jeitão no Verão, seja para refrescar a geleira ou o cão), mas para lá chegarmos ou temos um veículo mais todo-o-terreno ou temos um longo caminho pelo areal desde a zona vigiada.
O pôr do sol é mágico em qualquer lugar do mundo, mas nesta praia, neste nosso mar e com a companhia perfeita tem uma luz especial.

Praia do Malhão
A Megan e o pôr do sol na Praia do Malhão

O pôr do sol
Decidimos passar a noite no Porto Covo, onde há sempre uma enorme comunidade de caravanistas. Chegámos já com o sol posto, mas com uma vista privilegiada para o infinito, onde as estrelas se contam e nunca chegamos ao fim… E dormimos em ótima companhia!

A nossa companhia na estadia em Porto Covo
Até amanhã!
Sol & Mar