Chegámos a Vientiane ainda de manhã, e fomos diretos ao Riverside Palace Hotel (um dos poucos que reservámos previamente para a viagem) para largarmos as mochilas pela primeira vez. Graças à disponibilidade e simpatia do staff conseguimos antecipar o check-in e refrescarmo-nos para começar a explorar Vientiane.
À primeira vista, percebe-se que é uma cidade pequena com alguns pontos de interesse e muitos templos para visitar. Como tínhamos apenas um dia, começámos por um dos must see, o Patuxai (ou Victory Monument). Este monumento foi erguido em memória de todos os que lutaram pela independência do Laos, quando ainda era uma colónia francesa, e consiste numa réplica do Arco do Triunfo com os detalhes característicos desta zona do mundo. Este monumento fica a cerca de 4 km da margem do Rio Mekong e, tal como no original, surge no topo de uma extensa avenida.
Dica: Com o calor que se faz sentir nesta altura do ano, o percurso até ao local pode ser um desafio demasiado exigente, pelo que alugar um tuc-tuc pode ser uma boa ideia.
Como estávamos frescos, arriscámos e fomos a pé até ao Patuxai, algo que nos ajudou a perceber que nesta viagem passaríamos muito tempo a comprar garrafas de água.
Dica: Garrafas de água frescas conseguem-se comprar em qualquer ponto da cidade entre 3000 e 5000 kips.
A caminhada foi premiada com uma vista fabulosa sobre a cidade de Vientiane, a partir do topo do Patuxai.
Dica: Subir ao Patuxai custa 3000 kips e entre os diferentes andares encontram-se lojas de recordações.
O resto do dia foi passado a visitar alguns templos que são símbolos da religião Budista nesta cidade, e um pouco por todo o país.
No dia seguinte, e para aproveitar as últimas horas em Vientiane, fomos visitar o segundo ex-libris da cidade, o Pha That Luang. Este monumento banhado a ouro é considerado o monumento mais importante no Laos e um símbolo nacional.
O Pha That Luang é muito frequentado por locais para as suas oferendas e nas suas orações diárias. Apesar de ser um monumento imponente e fora do comum, achámos que não está no melhor estado de conservação.
Dica: a entrada no Pha That Luang custa 5000 kips e são fornecidos lenços à porta para tapar as pernas das meninas.
O Pha That Luang encontra-se rodeado por um grande jardim com vários pontos de culto. Entre eles destacamos um templo magnífico que se encontra na direção da entrada principal, ao fundo do jardim. Trata-se de um templo com um ambiente peculiar, fresco e muito relaxante. Infelizmente não registámos o nome, mas é inconfundível e obrigatória a visita.
Dica: o Pha That Luang fica bastante longe do centro da cidade pelo que a viagem deve ser feita de tuc-tuc. O Joy, que nos guiou até ao Pha That Luang, cobrou-nos 75000 kips, ida e volta. É comum nestas viagens mais longas, combinar-se um preço de ida e volta e o tuc-tuc driver ficar a aguardar durante a visita 🙂 .
Resumindo, Vientiane é uma cidade a visitar, sendo que 1 ou 2 dias são suficientes para visitar os principais pontos de interesse e ainda sobrará tempo para um passeio ao longo da margem do Mekong para ver o pôr do sol e ainda fazer umas compras no night market.
Sun & Sea



